terça-feira, 14 de julho de 2009

A MAGIA BENFIQUISTA

Diz-me um amigo emigrante que a melhor festa do ano que lhes acontece, lá nas longínquas terras onde labutam arduamente, é a presença do Benfica. Nem a visita anual à família se compara à alegria de verem o seu Benfica visitá-los nos seus países de acolhimento.
E, de facto, basta presenciar um pouco as televisões, em especial a Benfica TV, para comprovar o enorme arraial, a romaria de intensa alegria que os emigrantes proporcionam em redor do Glorioso. Não há quilómetro que os incomode nem dia de trabalho que atrapalhe. Deslocam-se de todas e em todas as direcções, pedem ao patrão uns dias de feriado ou faltam ao trabalho. Mas a sua festa, o expressar do seu sentir Benfiquista, está onde estiver o Benfica. Equipados à Benfica, camisolas, cachecóis, sapatilhas, fatos de treino, bandeiras, bonés, numa alegria e num apoio contagiante. Velhos, de meia idade, jovens, adolescentes, crianças, todos irmanados do mesmo amor clubístico que os faz vencer qualquer obstáculo só para se juntarem ao seu clube e lhe expressar a sua chama imensa de amor clubístico.

É esta alegria contagiante, este expressar permanente de Benfiquismo, este arraial popular em torno do Benfica, cá dentro e lá fora, que enfurece Pinto da Costa. Pinto da Costa que tudo tem feito para tentar destruir o clube do povo, sem conseguir minimamente o seu objectivo. Não há acordos de arregimentação de parceiros, nem corrupção ou tentativa para vencer campeonatos conspurcados que lhe valham.
Pinto da Costa e o seu clube não atraem, repelem.

Um dos aspectos práticos da obsessão doentia de Pinto da Costa relativamente ao Benfica é procurar ficar com todos os jogadores que o Benfica pretenda adquirir mesmo aqueles por quem o Benfica se desinteressou ou aqueles que somente estiveram “pretendidos” no imaginário da imprensa.
Quando julga que o consegue, o seu ego psicótico sente-se de novo vitorioso!
Certamente que Pinto da Costa, na maioria das vezes, tem feito belos negócios … a favor do Benfica! Também não pretende nessa cruzada beneficiar o seu clube, apenas tentar satisfazer o seu ego! Por isso é que, sendo o campeão mundial de receitas das vendas de jogadores, os prejuízos da sua administração clubística continuam a somar-se e o respectivo passivo não desce! Ironicamente, mantém-se ao nível do passivo do Benfica, conquanto a obra deste, o seu valor patrimonial e, em especial, a sua marca, se sobreponham em larga escala aos do seu clube! Ainda não há muito tempo que o passivo do FC do Porto era superior ao seu activo!
Ironicamente, até se poderia dizer que ele administra, económica e financeiramente, melhor o Benfica do que o seu clube!

Uma das últimas obsessões doentias de Pinto da Costa é a dos recordes de tempo de assinatura dos contratos com jogadores que, supostamente, julga ter desviado do Benfica. Um certo “cebola” disse ter assinado o contrato com o FC do Porto em cinco minutos. Agora, um tal “pereira” vem dizer que assinou em quatro minutos!
Bem, lá conseguir bater o recorde de “cebola”, isso conseguiu!
Só falta saber agora quantos minutos vai demorar a assinar contrato um tal de “falcão” que uma imprensa escreve ou fala que está há que tempos contratado, outra que escreve ou fala faltarem apenas afinar certos detalhes, outra ainda que escreve ou fala preferir o jogador ir para Espanha e mais concretamente para o Zaragoça.
Seja como for, não parece que haja ainda dúvidas! Desta vez, o recorde será largamente batido!...
Ao Benfica pouco importa! Certamente que lhe não podiam interessar, de forma alguma, jogadores que demorassem entre quatro e cinco minutos – ou mais do que uma semana, como certamente irá acontecer com o dito “falcão” – a fazer uma simples assinatura!...
Nem as meninas e os meninos do primeiro ano da primária em Portugal demoram tanto tempo a assinar o seu nome!
Se aqueles jogadores forem tão bons da bola como publicamente confessam ser analfabetos, serão mais uns óptimos negócios que Pinto da Costa faz … a favor do Benfica!

2 comentários:

  1. Um artigo fantástico

    Bem escrito, profundo no sentido, como só alguém como o amigo Gil Vicente, sabe apresentar

    Concordo na integra como não podia deixar de ser.

    Um abraço

    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar