sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A GAIOLA DO PAPAGAIO E A “BENFICA TV”


Quis a fortuna que ao nosso papagaio saísse uma gaiola com dois casebres. Dois casebres em conexão de colateralidade siamesa, umbilicalmente ligados nos propósitos e nos afazeres. Um dos casebres é implantado num certo canal, por mercê do segundo. Como é das regras, se houver temporal, o desvario da enchente arrasa com facilidade tudo o que se encontre no canal, tanto quando ele é afunilado e de tão pouca visibilidade. A consequência é que, com a enxurrada, o nosso papagaio é enxotado no rodopio das “águas doidas”.
Não interessa o que o nosso papagaio faça neste casebre, se reverências mordomeiras e salamaleques, se outros entreténs. Não se tem conhecimento de bicadas ou papagueio asneirento … porque não se roda o botão e se perde tempo.
O casebre conexo, pagadoria da mercê daqueloutro, é um cantinho on line, em solitária, bem isolado na sua diligência canora. Agora, sim, sua incumbência é a bicada eterna e o papagueio, tantas vezes do disparate. Sua devoção ou obrigação é exibir sua néscia vocação e bicar sua pedantice num burlesco teleguiado pela rédea intrínseca da gaiola. Ninguém se ilude, nem neste casebre o nosso papagaio é liberto.

Papagueia o nosso papagaio, acerca da “Benfica TV” e das suas virtudes, que não assimilou, esta frase lapidar:

«o Benfica actualmente recebe … 9,2 milhões de euros, por ano, da Olivedesportos, pelos direitos televisivos dos seus jogos, em casa, a contar para a Liga Sagres».

Ufano de seu invento, imaginário e delirante, acrescenta em idílico canoro:

«de acordo com o site “Futebol Finance”».

Desta premissa, (falacciosa), parte para a sua infinda colecção de contas e continhas, demonstrações e demonstraçõezinhas, do nada e de coisa nenhuma, num alarde, como fez questão de ripostar, de que de contas percebe ele!…
Pois bem, da sua algaraviada papagueadora só o número está correcto e nem sequer na sua formulação escrita: “9,2 milhões de euros”.
A frase “inspiradora” do site “Futebol Finance” é a seguinte, transcrevemos:

« SL Benfica (Portugal) - 9.200.000 €»

E vem precedida da frase, que também transcrevemos:

«O Futebol Finance acrescenta uma lista comparativa de receitas de direitos televisivos entre o Benfica e alguns dos maiores clubes Europeus na temporada de 2006/2007.»

Tudo isto a propósito de uma entrevista ao jornal “Público”, dada por Domingos Soares Oliveira, que o site em causa noticia sobre o título:

«Administrador da Benfica SAD analisa gestão do clube»

O site “Futebol Finance” resume esta entrevista de DSO em vários pontos. Transcreve-se o primeiro:

«Os direitos TV do Benfica estão vendidos até à época de 2012/2013 por 7,5 milhões de Euros por ano, mais um prémio de assinatura no valor de 500 mil Euros.»

A conclusão, vistos os factos, é a de que o nosso papagaio se fartou de inventar e asneirar, dando livre curso ao seu imaginário virtual.

1. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «actualmente»;
2. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «por ano»;
3. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «da Olivedesportos»;
4. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «seus jogos, em casa»;
5. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «a contar para a Liga Sagres».

Na época de 2006/2007, o Benfica disputou jogos particulares, vendendo direitos televisivos. Disputou a Liga dos Campeões, recebeu direitos televisivos. Disputou a Taça UEFA até aos quartos de final, vendendo direitos televisivos. Disputou a Taça de Portugal e a Taça da Liga, recebeu direitos televisivos. E disputou a Liga Sagres e recebeu mais direitos televisivos.
De resto, se o nosso papagaio tivesse tido o cuidado de dar uma simples piscadela ao relatório e contas do período anual em causa (2006/2007) teria verificado que o Benfica recebeu de direitos televisivos, só da Liga dos Campeões e da Taça UEFA, 1,145 M€.

É público, toda a gente o sabe, que o Benfica é, dos três chamados grandes, o que, actualmente, menos recebe de direitos televisivos da Olivedesportos. E isto porque é o contrato que vigora há mais tempo e, em especial, porque o Benfica se tem recusado a prolongá-lo pelos valores oferecidos e a Olivedesportos se tem recusado a aumentar a oferta para valores razoáveis. O Benfica exige apenas aquilo a que tem direito! É o Benfica que capta audiências, com tudo o que de proveitos extra isso implica. Se o nosso papagaio não sabe, pergunte a um dono de café quando é que ele à noite tem a casa cheia. E veja também os quadros audiométricos que o jornal “O Benfica” publicou há pouco, pela pena desse enorme Benfiquista Alberto Miguéis e que acima se encontram na figura.
Esperemos que o nosso papagaio analise bem o documento e que não saiba só fazer contas…

O nosso papagaio nem sequer é muito “sofisticado”. Só com muita fé e devoção é que tem prosélitos que acham piada às suas traquinices. Tirando, é óbvio, aqueles para quem ele papagueia, os adeptos do clube corrupto condenado por tentativa. De resto, mostra todo o seu pedantismo quando elogia a Olivedesportos e a Sporttv. É nauseante mais esta asneirola do nosso papagaio:

«Para aumentar as receitas de televisão, o que o Benfica tem que fazer é ter respeito por quem até agora tem pago ao clube por esses direitos, que foram muitas vezes negociados em alturas em que o Benfica muito precisava. Nessa altura o dinheiro serviu.»

O nosso papagaio não “sabe” que a Olivedesportos foi a “casa do prego” do futebol português e, tal como todas as “casa do prego”, o maior usurário no reino da bola. Muito menos sabe quando é que um negócio é usurário. E é tão fácil! Por força da lei, o negócio é usurário, …

«… quando alguém, explorando a situação de necessidade… de outrem, obtiver deste, para si ou para terceiro, … a concessão de benefícios excessivos ou injustificados».

O nosso papagaio, que se pavoneia de saber fazer contas, investigue quanto ganha a Olivedesportos ou a SportTV (que é o mesmo) com os direitos televisivos dos clubes portugueses. Socorra-se do seu citado site do “Futebol Finance”. Veja quanto paga a Olivedesportos a todos esses clubes. Mas veja tudo, não apenas o que lhe interessa. E depois faça e apresente as contas dos ganhos, direitinhas!...
E explique por que razão a Zon TV Cabo boicotou, durante três anos, o aparecimento da Benfica TV. Os papagaios, regra geral, são uns marotões com as suas garçolas repenicadas. Mas não consta que sejam assim tão ingénuos…

A liberdade, fundamento imprescindível da democracia, é a essência do Benfica. Só pode ser Benfica quem for democrata e … livre! O nosso papagaio foi colocado numa gaiola. Ou solta a rédea … e perde o poleiro do casebre do tal canal… e até pode vir a ter um pouco de Benfica, ou mantém-se prisioneiro e não lhe resta mais do que papagaiar loas e reverências aos inimigos do Benfica, papel que, até agora, tem desempenhado em harmoniosa sintonia canora.

2 comentários:

  1. Não creio qua a pessoa em causa tenha interesses obscuros por detrás destas críticas. Vivo no Porto, e sei que o senhor em causa é grande benfiquista. Disso não duvido.
    Quanto ao seu texto, é absolutamente demolidor.

    ResponderEliminar
  2. Esse CANICHE-COM-A-MANIA-QUE-É-UM-BULLDOG (não insultem os papagaios, por favor!) é mais um dos grandes mentirosos pagos pelo Peidoso.

    O mais engraçado é que ele se diz expert em Economia e Contabilidade. Ora se é um expert, não ia buscar estas info a um site qq, mas sim ao Relatório e Contas da SAD, que tem a info todaa e desmente claramente (e como tu escreves bem!!!) o que ele disse.

    Ele já foi desmascarado... mas continua a fazer figura de PARVO. É um MASOQUISTA DOURADO!

    Abração e parabens pelo excelente post!

    ResponderEliminar